-
Arquitetos: Studio Astolfi
- Área: 173 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sérgio Garcês Marques – INVISIBLEGENTLEMAN
-
Fabricantes: BRUMA, Ceramica Globo, Details Mind, JNF, LRNCE Studio, Patrícia Lobo Ceramics, Pedroso & Osório, Pura Cal, RMC, Sanindusa, Vintage & Friends, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cantinho do Avillez nasce onde era o antigo restaurante Lucullus, no centro da vila de Cascais. A narrativa deste projecto baseia-se na criação de um espaço acolhedor e contemporâneo, onde o público se sente em casa. Respeitámos a memória do espaço, fazendo uma reorganização mais funcional e fluida.
Reinterpretámos as arcadas existentes do pátio, criando uma linguagem baseada nos arcos que são celebrados nos 5 nichos da sala principal com mesas intimistas, nos vãos de transição entre salas, nas portas, nos óculos através dos quais espreitamos entre salas, no revestimento das paredes com lambrim alto em meia-cana e nos nichos do retro-cabinet do bar. A Baía de Cascais serve como inspiração para os materiais e cores usadas: os azuis, as madeiras ripadas e as pedras.
O conceito de ‘casa’ é transmitido através do mobiliário integrado, os candeeiros cerâmicos, os tecidos, as fotografias de infância do Chef Avillez, as loiças e objectos decorativos, e as plantas. No piso térreo encontra-se o hall, bar, salas de refeição, casa de banho, cozinha, pátio exterior e esplanada.
No 1o piso vivem salas de refeições e casas de banho. Resolvemos um dos grandes desafios deste projecto (trazer luz natural para um espaço com muita profundidade) através da abertura de lajes, criação de pé direito duplo, lanternins e coberturas envidraçadas. No Cantinho de Cascais a sequência de espaços domina e o caminhar ao longo deste restaurante é uma experiência divertida e dinâmica, uma descoberta de ambientes que vão adquirindo diferentes linguagens, nunca perdendo o seu fio condutor.